Significado de Álvaro

Veja qual o significado do nome Álvaro da categoria Nórdica

Álvaro: Significa “nobre guerreiro”, "exército dos elfos", "guerreiro protetor" ou “gênio protetor".

O nome Álvaro tem origem a partir do nórdico antigo Alfarr, formado pelos elementos alfr, que significa "elfo" ou "gênio", e arr, que pode significar "guerreiro", "protetor" ou mesmo "exército".

Assim sendo, o significado completo deste nome seria: "exército dos elfos”, “guerreiro protetor” ou “gênio protetor".

No entanto, existem algumas controvérsias sobre a verdadeira origem etimológica do nome.

De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, o nome Álvaro pode derivar do alemão al ou alls (alemão moderno), que significa "todo" ou "muito", e wars, que quer dizer "atento". 

Os sobrenomes Álvares e Alves teriam surgido a partir deste nome por referência patronímica, ou seja, o pai dessas famílias se chamava Álvaro e, como na Idade Média o sufixo "es" aparecia nos nomes para indicar "Filho de", o nome Álvaro acabou por transformar-se em Álvares e Alves (na forma diminutiva). 

A forma latinizada Alvarus, originou o espanhol Alvarado. Quando o nome chegou ao inglês, onde o "v" possui sonorização de "f", foi transformado para Alfred, versão inglesa do nome Alfredo

Álvaro foi o nome de importantes nomes da realeza e nobreza portuguesa e espanhola, além de ser também bastante comum entre artistas.

Um dos personagens mais conhecidos na literatura com este nome é Álvaro de Campos, um alter ego do renomado escritor português Fernando Pessoa. 

De característica e sonoridade forte e marcante, o nome Álvaro é bastante utilizado entre os falantes da língua portuguesa. 



Veja a lista completa de nomes da categoria Nórdica:

Edinéia
Djalma
Walquíria
Ivair
Ingride
Thor
Kelda
Álvaro
Kirk
Edneia
Valquíria
Singrid
Ednei


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade