Significado de Édipo

Veja qual o significado do nome Édipo da categoria Grega, Mitológica

Édipo: Significa “o de pés furados” ou “pés inchados”.

Édipo é um nome masculino e derivado do grego Oídipous, formado a partir da junção dos elementos oidein, que significa “inchar”, e pous, que quer dizer “pé”. Ou seja, é traduzido literalmente como “aquele que tem os pés inchados”.

Este é um nome conhecido pela mitologia grega como o famoso rei de Tebas, que mataria o seu pai e casaria com a própria mãe, Jocasta.

Édipo foi batizado com este nome por um pastor, que o teria descoberto ainda bebê com os pés amarrados no alto de um monte.

Algumas versões contam que na realidade Édipo estaria com os pés perfurados, fazendo com que o significado do nome fosse alterado para “o que tem os pés furados”.

O pai biológico de Édipo – Laio – ao ser informado por uma profecia que seria morto pelo próprio filho e este tomaria o seu posto como rei de Tebas, mandou prender o bebê quando nasceu e abandonou-o no alto do monte Citerão.

O rei Édipo também é conhecido por ter derrotado a temível Esfinge que aterrorizava Tebas, ao conseguir solucionar a charada: “Qual é o animal que tem quatro patas de manhã, duas ao meio-dia e três à noite?”.



Veja a lista completa de nomes da categoria Grega, Mitológica:

Cibele
Jacinto
Édipo
Eudora
Orfeu
Aquiles
Atlas
Dione
Ícaro
Hades
Afrodite
Eros
Lissa
Fênix
Cíntia
Jocasta
Apolônio
Bacco
Nice
Íris
Zeus


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade