Significado de Antunes

Veja qual o significado do nome Antunes da categoria Latina, Portuguesa

Antunes: Significa “família de Antônio”, “descendentes do Antônio” ou “filho do valioso”.

Antunes é um sobrenome classificado pela onomástica portuguesa como de origem patronímica, ou seja, baseado no nome próprio do patriarca desta família. Neste caso, Antunes é uma variação de Antônio.

Por ser um sobrenome de origem patronímico, muitas famílias surgiram com base neste mesmo nome, não significando que tenham qualquer tipo de relação consanguínea.

A raiz do nome Antunes é derivada do latim Antonius, que possuía significado semelhante a “aquele que é valioso” ou “digno de apreço”.

Alguns estudiosos acreditam que a verdadeira raiz do nome Antônio esteja no grego antheos, que é traduzido como “alimentado de flores”.

Em Roma, havia uma família que fazia uso da raiz deste nome (Antonius). Tratava-se de uma gens famosa, cujo portador mais conhecido foi Marco Antônio (83 a.C. - 30 a.C), militar que teria sido o braço direito do imperador Júlio César.

De acordo com os registros históricos, um soldado de nome Simão Antunes teria lutado na Guerra de Flandes em defesa do rei Carlos V.

Como retribuição, o rei concedeu-lhe um brasão nobre para a sua linhagem de descendentes: um castelo de prata lavrado de preto, com fundo da cor vermelha. 



Veja a lista completa de nomes da categoria Latina, Portuguesa:

Paiva
Gomes
Antunes
Souza
Couto
Maciel
Soares
Nunes
Glória
Viana
Albuquerque
Azevedo
Leal
Ribeiro
Silva
Oliveira
Carvalho
Arantes
Freitas
Conceição
Cabral
Rabelo


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2022 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade