Significado de Aquino

Veja qual o significado do nome Aquino da categoria Italiana, Espanhola

Aquino: Significa “aquele que nasceu em Aquino”, “nascido em Aquino”, “habitante de Aquino”.

Sobrenome de origem italiana, ele surge como forma de identificar as pessoas que nasciam ou habitavam uma região na Itália.

Nesse sentido, o nome significa “aquele que nasceu em Aquino”, “nascido em Aquino”, “habitante de Aquino”.

Aquino é o nome de uma comuna italiana localizada no centro do país. Ela tem como padroeiro São Tomás de Aquino. O santo é o portador mais popular desse nome.

São Tomás de Aquino (1225-1274), doutor da igreja católica, foi um padre e filósofo italiano que nasceu em Aquino. Foi um grande defensor da Escolástica, método de pensamento que conciliava a fé com a razão.

Utilizado principalmente na Itália e na Espanha, no nosso país, é possível encontrar pessoas registradas com esse nome, muito embora esse número seja reduzido.

Foi em 1950 que aconteceu o maior número de registros, ao todo 217. Desde então esse número começou a cair. De acordo com dados obtidos no Censo Demográfico de 2010 havia apenas 31 portadores desse nome no ano 2000.

Em Portugal, o mesmo é admitido apenas como segundo nome. Lá, há uma restrição para o registro de nomes, os quais devem considerar somente aqueles que constem na lista do IRN - Instituto dos Registos e Notariado.



Veja a lista completa de nomes da categoria Italiana, Espanhola:

Perla
Mariano
Aquino
Rico
Romeo


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade