Significado de Aramis

Veja qual o significado do nome Aramis da categoria Francesa, Persa

Aramis: Significa “descansado”, “tranquilo”.

Embora seja conhecida a criação do nome Aramis, não é possível comprovar o seu étimo.

Aramis surgiu em 1844 no romance histórico Os Três Mosqueteiros, da autoria do romancista francês Alexandre Dumas, que teria criado o nome para fazer parte da aventura constante dessa narrativa. 

O nome criado por Dumas foi inspirado em um religioso que tinha o nome de Henri d’Aramitz, de modo que do seu sobrenome fez surgir o prenome de um dos personagens principais do célebre romance.

Ele é um dos famosos três mosqueteiros e durante a narrativa é revelado o suposto significado do nome pelo seu criado chamado Bazin. Bazin diz que o nome do seu amo decorre do nome do demônio Simara - lido de trás para frente - e que tem o sentido de “negro, escuro” pelo fato de derivar do árabe sammur.

Estudiosos da onomástica, todavia, indicam a possibilidade de o nome ter surgido da palavra persa aramish, que significa “descanso”, “repouso” e, assim, por extensão, o nome teria o significado de “descansado”, “tranquilo”.  

Trata-se de um bonito nome predominantemente masculino. De pronúncia agradável, o nome se tornou popular em decorrência do personagem histórico, que reflete a bravura dos mosqueteiros, além da tranquilidade sugerida pelo étimo persa.



Veja a lista completa de nomes da categoria Francesa, Persa:

Aramis


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2022 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade