Significado de Bastos

Veja qual o significado do nome Bastos da categoria Latina, Espanhola, Portuguesa

Bastos: Significa "pequeno bastão" ou "construtores"

Bastos é um sobrenome de origem portuguesa e espanhola, que pode ter se originado a partir da palavra catalã bastir, que significa "construir". Outra hipótese para o seu significado está no sentido da palavra bastão em português, que quer dizer "pequeno pau cilíndrico e espesso". 

De acordo com a antroponímia, estudo sobre a origem dos sobrenomes de família, o nome Bastos é considerado toponímico, ou seja, surgiu a partir de uma localidade geográfica, como uma cidade, aldeia ou vila. 

Uma das teorias mais aceitas para o surgimentos das primeiras famílias com o sobrenome Bastos na região de Portugal e Espanha, sugere que as pessoas adotaram este nome como forma de reconhecimento por morarem na pequena vila de ​Cabeceiras de Basto, na região norte de Portugal. 

O primeiro a utilizar este sobrenome e repassá-lo aos seus descendentes foi Gomes Viegas de Basto, de acordo com os registros históricos. 

Os primeiros registros de pessoas a utilizar o nome Basto ou Bastos como sobrenome datam entre os séculos XI e XII, em Portugal. 



Veja a lista completa de nomes da categoria Latina, Espanhola, Portuguesa:

Santos
Pacheco
Bastos


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade