Significado de Beni

Veja qual o significado do nome Beni da categoria Hebraica, Latina, Germânica

Beni: Significa “filho da mão direita”, “o bem-amado”, “filho da felicidade”; “o que vai bem”, “abençoado”; “forte como um urso”.

O nome Beni apresenta não só uma, mas pelo menos três possibilidades de étimos.

Estudiosos da onomástica apontam a possibilidade de o mesmo ser a versão reduzida Benyamin, nome de origem persa que é variante de Benjamim.

Com origem hebraica, Benjamim surge do hebraico Ben-iamim. Seu significado, “filho da mão direita”, “o bem-amado”, resulta da junção dos elementos ben, que significa “filho”, e yamin, que significa “mão direita”.

Por extensão ao sentido carregado pelo lado direito, que é considerado próspero, o nome também tem o significado de “filho da felicidade”.

Além dessa hipótese, há sugestões para que Beni seja o termo afetivo usado para Benício ou Bernardo.

Benício, do latim benitius, significa “o que vai bem”, por extensão, “abençoado”. É formado pela junção dos elementos bene, que significa “bem”, e ire, que significa “ir”.

Bernardo, do germânico, significa “forte como um urso”. É formado pela junção dos elementos ben, que significa “urso”, e hart, que significa “forte”.

Os nomes Benício e Bernardo apresentam respectivamente as formas femininas Benícia e Bernarda. Por esse motivo, Beni também pode ser utilizado como termo afetivo entre o gênero feminino.



Veja a lista completa de nomes da categoria Hebraica, Latina, Germânica:

Analu
Rosemarie
Ana Rosa
Rosamaria
Beni
Joseline


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade