Significado de Borges

Veja qual o significado do nome Borges da categoria Espanhola, Portuguesa

Borges: Significa "a torre" ou "aquele que vem de Borja". 

Borges é um sobrenome de origem toponímico, sendo que existem duas prováveis teorias sobre o local de seu surgimento.

A primeira sugere que o nome tenha se originado na Península Ibérica, mais precisamente na Espanha, na cidade de Borja, na região da Saragoça. 

O nome Borja, por sua vez, se originou a partir da palavra árabe "burdz", que significa "torre", devido ao fato da cidade ser rodeada por altas torres de observação.

Lembrando que a região Ibérica foi território árabe e muçulmano durante muitos anos, mas, entretanto, não significa que a linhagem da família Borges tenha se iniciado na cultura árabe.

Assim como acontecem com os demais nomes de família de origem toponímico, os indivíduos adotam os nomes das localidades ou regiões geográficas em que residem ou nasceram como forma de serem reconhecidos.

As pessoas que residiam na cidade de Borja começaram a utilizar este nome como uma forma de serem reconhecidos e distinguidos entre o restante da população. 

Adotando a grafia portuguesa, o nome passou a ser Borges para as famílias de Portugal. 

O primeiro português a ter como sobrenome Borges teria sido o cavaleiro Rodrigo Anes, que, de acordo com a história, teria servido ao rei francês Filipe II e ajudado-o a socorrer a cidade de Bourges do ataque de hereges. 

Devido a sua bravura e sucesso em combater os invasores, Rodrigo Alves recebeu o título de Cavaleiro de Bourges

Quando voltou à Portugal, o nome passou a ser grafado sob a forma de Borges, e foi transmitido para todos os seus descendentes, que se instalaram inicialmente na região de Trás-os-Montes. 



Veja a lista completa de nomes da categoria Espanhola, Portuguesa:

Neto
Santana
Penha
Sol
Ávila
Dias
Andrade
Fernandes
Rodrigues
Beto
Cristian
Borges
Araújo
Marques


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade