Significado de Brígida

Veja qual o significado do nome Brígida da categoria Sânscrita, Irlandesa

Brígida: Significa “forte”, “poderosa”, “superior”.

Tem origem no irlandês Brighid, composto pelos elementos brig, que quer dizer “forte, poderoso, superioridade, poder, autoridade”, da raiz sânscrita brih, que significa “crescer, elevar”.

Na mitologia irlandesa, Brígida é a deusa da luz, do fogo, da poesia e sabedoria. É a mãe de Brian, Iucharba e Iuchair, outros deuses da inspiração literária.

Também é nome de uma santa irlandesa, conhecida como Santa Brígida de Kildare, vivida entre os anos de 450 e 525. É uma das padroeiras da Irlanda e é homenageada no dia 1 de fevereiro. Em razão da associação com o nome da santa, passou a ser considerado sagrado na Irlanda e só passou a ser comumente utilizado após o século XVII. Em Portugal, apareceu em documentos datados de 1792.

O nome Brígida é utilizado desta forma também pelos falantes da língua espanhola e italiana. Foi difundido mundialmente através variante francesa pela ex-atriz francesa nascida em 1934, Brigitte Bardot, conhecida pela sua beleza nas décadas de 1950 e 1960. Em 1973 se afastou da carreira de atriz e passou a interceder pelos direitos dos animais, criando em 1986 a Fundação Brigitte Bardot destinada ao bem estar dos animais.



Veja a lista completa de nomes da categoria Sânscrita, Irlandesa:

Brígida


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade