Significado de Brian

Veja qual o significado do nome Brian da categoria Celta

Brian: Significa "colina", "montanha", "nobre", "virtuoso" ou "aquele que é forte".

O nome Brian tem a sua origem na Irlanda, entre o povo Celta, mais especificamente no Gaélico. Brian pode significar "colina", "montanha", "nobre", "virtuoso", ou "aquele que é forte".

Brian Boru é considerado a primeira ocorrência do nome nos registos da história. Ele foi um guerreiro famosos que se tornou Rei da Irlanda, e acabou sendo um dos seus maiores heróis nacionais. Brian Boru ficou conhecido por liberar o país dos vikings provenientes da Dinamarca que ocupavam a Irlanda no ano de 1014.

De acordo com as histórias da mitologia celta, o nome Brian representa um elegante e corajoso homem que teria ajudado a libertar a "filha do Sol", Deò-ghrèine. A história de Brian é contada nas histórias de James MacPherson, e baseadas nas lendas gaeléticas.

O nome Brian é bastante popular entre os falantes da língua inglesa, sendo o nome de muitos artistas, como músicos, escritores e atores, como Brian Keith, Brian Wood e Brian May - guitarrista da banda Queen.

Atualmente, Brian também é um nome de referência para um personagem do desenho animado "Family Guy" ("Uma Famíia da Pesada", em português do Brasil), que se chama Brian Griffin.

Outra variante deste nome é Bryan ou Breno.


Veja a lista completa de nomes da categoria Celta:

Aodh
Chad
Alano
Zilda
Arthur
Aran
Lancelot
Allan Kardec
Vaughan
Marva
Almiro
Tristão
Brian
Vougan
Mérlin
Brígido
Boyd
Kelvin
Hildebrando
Almira
Ariosto
Lorna
Genevra
Artur


Veja outras listas de nomes: