Significado de Costa

Veja qual o significado do nome Costa da categoria Grega, Italiana, Espanhola, Portuguesa

Costa: Significa “que vive na costa”, “que vive junto à encosta”, “que é natural do litoral”.

Costa é um sobrenome toponímico presente especialmente em países como Brasil, Portugal, Espanha e Itália. Terá sido usado para nomear uma nobre família medieval portuguesa que habitava uma zona costeira, uma encosta ou litoral, embora não seja possível afirmar se o primeiro a recebê-lo tenha sido Gonçalo da Costa, no século XII, ou Nicolau Kosta, no século XIII.

Uma das salas do Palácio Nacional de Sintra, em Portugal, reúne os brasões das famílias da nobreza portuguesa. Nesta sala - que recebe o nome de Sala dos Brasões - o brasão n.º 43 é o da família Costa, cujo escudo é vermelho e contém seis costelas de prata (três em cada lado); por cima, há duas costelas cruzadas.

Há, ainda, quem defenda outra hipótese de étimo para o nome Costa cuja origem seria o nome grego Kosta, por sua vez, diminutivo do búlgaro Konstantin (o mesmo que Constantino, em português), que significa “que pertence à natureza de alguém constante, perseverante ou animado”.

Como primeiro nome, tem uso predominantemente masculino e é, sem dúvida, um bonito nome dado que carrega atributos de perseverança e dedicação, os quais se acredita que recebam as pessoas registradas com esse nome.



Veja a lista completa de nomes da categoria Grega, Italiana, Espanhola, Portuguesa:

Costa


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade