Significado de Cunha

Veja qual o significado do nome Cunha da categoria Hebraica, Mitológica, Portuguesa

Cunha: Significa "nascido em local caracterizado pela rocha em formato de cunha", "aquele que habita local caracterizado pela rocha em formato de cunha".

Cunha é um sobrenome português que tem origem toponímica ou geográfica. Isso quer dizer que sua origem decorre do nome de um lugar onde provavelmente havia uma rocha com o formato de cunha.

Nesse sentido, o nome tem o significado de "nascido em local caracterizado pela rocha em formato de cunha" ou "aquele que habita local caracterizado pela rocha em formato de cunha".

Historicamente, este nome é conhecido por fazer parte de importantes famílias portuguesas e espanholas. Em Portugal, o sobrenome teria surgido pela primeira vez no século XII.

Assim, o brasão da família Cunha é o número 8 entre os 72 brasões das principais famílias da nobreza portuguesa. Esses brasões foram pintados no teto da Sala dos Brasões, localizada no Palácio Nacional de Sintra, em Portugal.

Há quem associe a origem do nome à Cunina, divindade mitológica que velava o sono dos bebês enquanto dormiam.

Outra teoria, de origem judaica, diz que o nome Cunha poderia ter surgido a partir de Kohen, nome dado aos sacerdotes de Torá e descendentes de Moisés.

A lenda diz que depois da destruição de Jerusalém, muitos judeus fugiram para a região Ibérica (Portugal e Espanha). Por esse motivo, o nome Kohen acabou por sofrer muitas variações sob a influência linguística de cada país.

Daí surgem as seguintes variantes linguísticas: Cohen, em inglês; Kohn, em alemão; Conklin, em holandês; Caen, em francês; Coen, em italiano; Canno, em espanhol.



Veja a lista completa de nomes da categoria Hebraica, Mitológica, Portuguesa:

Cunha


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade