Significado de Denis

Veja qual o significado do nome Denis da categoria Grega, Francesa

Denis: Significa “consagrado a Dioniso”, “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite”.

É uma forma medieval francesa do nome Dionísio, que vem do grego Dionysios formado pela união dos elementos dyu, que significa "céu, espírito, dia" e nisa, que quer dizer "noite, água" e por isso também significa "espírito das águas", "o céu e as águas", "dia e noite".

Foi um nome muito comum durante a Idade Média na França, principalmente por influência São Dinis, chamado em francês como Saint Denis, um santo vivido no século III a quem é atribuído a conversão dos gauleses ao cristianismo.

Devido à sua veneração é considerado o padroeiro da França, além de ser muito popular na Inglaterra, onde chegou através dos normandos por volta do século XI, tornando-se popular no século V, mas perdendo força durante os nos, mas sendo reavivado no século XX, quando consolidou sua popularidade.

São Dinis também foi o primeiro bispo de Paris, e além de padroeiro da França, tornou-se patrono da capital Paris. O nome foi visto em Portugal pela primeira vez em obras redigidas no século XII, através das formas Donis e Dinis.

Outro portados famoso com este nome é o filósofo e escritos francês Denis Diderot, conhecido mundialmente por ter organizado uma das primeiras enciclopédias que existiu. Seu trabalho só terminou depois de 21 anos, com a publicação da Encyclopédie em 1772, uma obra coletiva que contém 28 volumes e 1139 artigos dos mais diversos temas.



Veja a lista completa de nomes da categoria Grega, Francesa:

Nicole
Anatole
Leonor
Nicollas
Daphné
Eleanor
Monique
Melanie
Lenice
Donizete
Madeleine
Melani
Neide
Pierre
Arianne
Denis
Sophie
Heron
Eleonor


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade