Significado de Dinis

Veja qual o significado do nome Dinis da categoria Grega, Francesa, Portuguesa

Dinis: Significa “consagrado a Dionísio” ou "consagrado ao espírito das águas".

O nome Dinis é uma variante portuguesa de Denis, um nome de origem francesa, o mesmo que Dionísio, vem do grego Dionysios, e significa “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite”.

Foi encontrado em Portugal em obras redigidas no século XII, como Donis e Dinis. Apareceu na Inglaterra por volta do século XV, mas ficou no esquecimento até o início do século XX, quando foi revivido, tornado-se muito comum.

Dinis é um nome que ficou historicamente conhecido como sendo um dos reis de Portugal. 

Dinis I de Portugal, como era chamado, reinou entre os anos 1279 e 1325, consagrando-se como o sexto rei na lista de reis da monarquia portuguesa. 

Dinis I era também conhecido como "O Lavrador", devido ao grande impulso que deu à agricultura durante o seu governo. Devido a sua extensa obra literária, recebia também o título popular de "Rei-Poeta". 

No contexto histórico religioso, o nome ficou registrado na figura de São Dinis de Paris, bispo da capital francesa no século III. 

De acordo com a história, São Dinis foi decapitado e mesmo assim conseguiu caminhar até a sua igreja, sem a cabeça. Atualmente, São Dinis é considerado pela Igreja Católica como o padroeiro da cidade de Paris. 



Veja a lista completa de nomes da categoria Grega, Francesa, Portuguesa:

Dinis


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade