Significado de Diogo

Veja qual o significado do nome Diogo da categoria Hebraica, Latina, Espanhola

Diogo: Significa “aquele que vem do calcanhar”, “aquele que doutrina, aquele que ensina”.

Tem origem no nome espanhol Diego, que tem o mesmo sentido de Jacó (Iago) ou, até mesmo, de Tiago. Significa “aquele que vem do calcanhar”.

Jacó é um nome proveniente do hebraico Yaaqobh. O mesmo está relacionado com o aramaico iqbá, com o acadiano iqbucuja ou com o árabe aqib, termos que significam “calcanhar”.

A curiosa origem do nome Jacó está no nascimento de gêmeos, em que a expressão hebraica reflete o último irmão a nascer.

Foi o que aconteceu com o personagem do Antigo Testamento das Escrituras Sagradas Jacó. Segundo a narração bíblica, o pai das doze tribos de Israel nasceu segurando o calcanhar do seu irmão Esaú.

Tiago, por sua vez, é a forma reduzida de Santiago, que surgiu a partir de um equívoco decorrente de uma divisão silábica do nome Sant’Iago.

Algumas fontes relacionam Diogo com o latim didacus, que deriva do grego didache, que quer dizer “doutrina, ensino”. Nesse sentido, o nome Diogo tem o significado de “aquele que doutrina, aquele que ensina”.

Os primeiros registros do nome Diego em Portugal, em documentos latino-portugueses, datam do ano 882 d.C, através das formas "Didaco", "Didagu", "Diaco" e "Diago".



Veja a lista completa de nomes da categoria Hebraica, Latina, Espanhola:

Juan Pablo
Carmen
Diogo


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade