Significado de Djalma

Veja qual o significado do nome Djalma da categoria Nórdica

Djalma: Significa “capacete do exército”, “proteção”; “aquele que protege”, “aquele que tem capacidade para apoiar”, “aquele que é capaz de dar auxílio”.

Tem origem no nome islandês Hjalmar, na verdade, na sua forma arcaica Hjalmarr. Seu significado resulta da junção dos elementos hjalm, que significa “capacete”, “proteção”, e herr, que significa "exército".

Em virtude do seu significado, o nome reflete proteção, apoio, auxílio. Por extensão, Djalma carrega o sentido de “aquele que protege”, “aquele que tem capacidade para apoiar”, “aquele que é capaz de dar auxílio”.

Trata-se de um nome masculino, muito embora, em virtude de ser terminado em “a”, que é uma terminação feminina, pode ser encontrado também entre o gênero feminino.

Tem como variantes Adjalmar ou Jalmar, em português. É um nome popular no nosso país, onde as pessoas registradas com o mesmo costumam ser afetivamente chamadas de “Djalminha”.

No Brasil, há destaque para Djalma Ferreira (1913-2004), maestro carioca que foi o primeiro músico brasileiro a ter uma gravadora cujo nome era Drink.

Hjalmar é o nome de um herói sueco conhecido na mitologia escandinava. Hjalmar se apaixona pela princesa Ingeborg, mas o rei não aprova o relacionamento, de modo que o valente guerreiro acaba sendo morto em uma disputa pela sua amada.

Ao receber a notícia, a princesa morre também, sendo ambos enterrados no mesmo local.



Veja a lista completa de nomes da categoria Nórdica:

Djalma
Álvaro
Thor
Edneia
Ingride
Kirk
Ednei
Ivair
Kelda
Valquíria
Singrid
Walquíria
Edinéia


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade