Significado de Elmo

Veja qual o significado do nome Elmo da categoria Italiana, Germânica

Elmo: Significado “nobre proteção”; “aquele que está sob a proteção dos deuses”; “protetor decidido”, “protetor corajoso”.

O nome Elmo tem pelo menos três étimos. Uma das possibilidades indica que seria o termo afetivo de nomes em que o elemento elmo está presente, tais como Adelmo e Anselmo. 

Mas, além de também poder ter surgido a partir do feminino Elma, é possível que sua origem seja decorrente de um erro italiano de escrita, que de Erasmo, resultou em Ermo.

Adelmo e Anselmo são nomes germânicos, cujos significados “nobre proteção” e “aquele que está sob a proteção dos deuses” decorrem, respectivamente, da junção dos elementos athal, “nobre” e ansi, “deuses” com helm, “proteção”.

Do germânico também, temos o feminino Elma que teria surgido como apelido de Guglielma, Guilhermina em português, de Guilherme, que tem o sentido de “protetor decidido” ou “protetor corajoso”, uma vez que decompondo o nome original Willahelm, temos Will, que significa “vontade”.

O significado de Erasmos, “amável, amoroso”, não é transferido para o nome Elmo, uma vez que seu surgimento é tido como uma corruptela italiana.

De todo modo, Santo Erasmus de Formia é também conhecido como Santo Elmo ou Santelmo, especialmente na Itália. Esse santo sofreu diversas torturas, das quais conseguia sempre escapar. É venerado pelas igrejas católica e ortodoxa.



Veja a lista completa de nomes da categoria Italiana, Germânica:

Eraldo
Amauri
Elmo
Edwina
Carlota
Henrico
Umberto
Frank
Elma
Ferdinando
Luigi
Enrico


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade