Significado de Gustavo Henrique

Veja qual o significado do nome Gustavo Henrique da categoria Germânica, Eslava, Sueca, Nórdica

Gustavo Henrique: Significa “senhor do lar protegido por Deus”, ou “príncipe do lar dos godos” ou ainda “governante da casa convidado glorioso”.

É um nome composto por dois nomes de origens distintas, Gustavo e Henrique.

Gustavo é um nome com três possibilidades de origem, uma a partir do nome sueco Gustaf, que deriva do germânico latinizado Chustaffus, que quer dizer “protegido por Deus”.

Há também outra vertente que relaciona a origem de Gustavo no nórdico antigo Gautstafr, nome composto pela união dos elementos Gautr, que quer dizer “Gótico” e stafr “pessoal”, e significa “pessoal dos godos”.

Existe ainda a possibilidade de ter derivado do nome eslavo Gostislav, formado pelos termos gost que significa “convidado” e slav, que quer dizer “glória”, e significa “convidado glorioso”.

Ele é adotado desta forma também nos idiomas italiano e espanhol. Na Inglaterra ainda é adotado na variante latinizada Gustavus.

Henrique vem do germânico Haimirich, formado pela junção dos elementos, heim que significa "lar, casa" e rik, que quer dizer "senhor, príncipe, poder", e significa “senhor do lar, príncipe do lar ou governante da casa”.

Foi um nome muito popular entre a realeza continental adotado por reis ingleses, germânicos, franceses e portugueses. Um dos portadores mais famoso deste nome foi Henrique VIII, da Inglaterra, que reinou entres os anos de 1509 a 1547.

Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, tornando-se muito comum na Idade Média, nas variantes Henry e Herry. Surgiu em Portugal através de D. Henrique de Borgonha, pai de D. Afonso Henriques.



Veja a lista completa de nomes da categoria Germânica, Eslava, Sueca, Nórdica:

Gustavo
Erik
Gustavo Henrique


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade