Significado de Jean

Veja qual o significado do nome Jean da categoria Hebraica, Francesa

Jean: Significa "agraciado por Deus", "a graça e misericórdia de Deus", "Deus perdoa" ou "Deus é cheio de graça".

Jean é considerado a variante francesa do nome João, que vem originalmente do hebraico Iohanan, resultado da junção dos elementos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus” e hannah, que significa ”graça”, do qual o sentido obtido é "agraciado por Deus", "a graça e misericórdia de Deus", "Deus perdoa" ou "Deus é cheio de graça".

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome que carrega consigo a aproximação com o divino. É variante de um dos nomes judeus mais populares desde a Antiguidade, o qual possui pelo menos uma versão em diversas línguas do mundo.

A atual grafia de Jean surgiu a partir do antigo francês Jehan, e a sua versão feminina, Jeanne, deriva do francês antigo Jehanne.

Pode ser também um nome feminino, se a origem for o inglês medieval. Nesse caso é uma variante do nome Jehanne, que equivale a Jane ou Joana.

No Brasil, Jean é um nome predominantemente masculino e bastante comum, assim como a variante Gean.

Entre as personalidades históricas, destaca-se o filósofo, escritor e teórico político suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), bem como um dos grandes pensadores do século XX - Sir Jean William Fritz Piaget - mais conhecido como Jean Piaget (1896-1980).


Veja a lista completa de nomes da categoria Hebraica, Francesa:

Jane
Ivone
Michel
Emanuele
Joseane
Noemia
Isabele
Gabrielle
Gabrielly
Jean
Jaqueline
Yves
Jaques
Héber
Ivonette
Jacques
Madeline
Eliete
Michele
Anne
Gabriely
Jaque
Isabelli
Susete
Lis
Emanueli
Danielle
Ivonete
Belle
Emmanuelle
Micheline
Michelle


Veja outras listas de nomes: