Significado de José Roberto

Veja qual o significado do nome José Roberto da categoria Hebraica, Germânica

José Roberto: Significa “aquele que a glória tornou famoso e acrescenta”, “acréscimo do Senhor famoso e glorioso” ou “Deus multiplica a fama e a glória”.

É um nome composto por dois nomes de origens distintas, José e Roberto.

O nome José surgiu através do hebraico Yosef, que quer dizer “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus e significa “aquele que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

Aparece na Bíblia como pelos menos três personagens diferentes, um é citado no Antigo Testamento como um dos filhos de Jacó e Raquel que posteriormente ficou conhecido como José do Egito. Os outros dois aparecem no Novo Testamento, um é o esposo da Virgem Maria, denominado José de Nazaré, o pai de Jesus que até hoje é venerado como São José.

O outro foi um dos discípulos de Jesus diferenciado como José de Arimatéia. No início o nome José não foi muito popular entre os cristãos, mas sim entre os judeus durante a Idade Média.

Roberto vem do nome germânico Hrodebert, composto pela junção dos elementos hruot, que significa “glória” e berhto, que quer dizer “brilhante, afamado” e significa “aquele que a glória tornou famoso”, “famoso e glorioso”.

Foi introduzido pelos normandos na Inglaterra para substituir o nativo Hreodberorth do inglês antigo e a partir daí se tornou logo popular. Apareceu em Portugal em documentos datados dos séculos XIII e XIV na forma Ruberte, surgindo depois na Idade Média através da variante latinizada Robertus.


Veja a lista completa de nomes da categoria Hebraica, Germânica:

Maria Heloísa
Oriel
José Carlos
José Luiz
Ana Carla
Susanne
Ana Luísa
Matheus Henrique
Ana Carolina
Maria Luísa
Maria Alice
João Henrique
Miguel Henrique
Hans
José Eduardo
Carlos Daniel
João Guilherme
Ana Alice
Jean Carlos
Ivanice
Ana Luíza
Maria Carolina
Ana Caroline
José Henrique
José Roberto
Luiz Miguel
José Luís
João Carlos


Veja outras listas de nomes: