Significado de Lima

Veja qual o significado do nome Lima da categoria Latina, Celta, Portuguesa

Lima: Significa "aquele que pertence ao Rio Limia" ou "aquele que atravessou o rio do esquecimento". 

Lima é considerado um sobrenome na língua portuguesa, derivado do latim limia, que significa "esquecimento". 

O sobrenome Lima, dentro da onomástica (estudo e pesquisa sobre a origem dos nomes próprios), é classificado como toponímico, ou seja, baseado a partir da região geográfica onde habitavam as primeiras famílias a utilizar este nome. 

De acordo com uma lenda romana, propagada pelo geógrafo, filosofo e historiador grego Estrabão, na região Ibérica (Espanha e Portugal) existia um rio chamado Limia que, quem o atravessasse, perderia totalmente a memória. Para os Celtas, a palavra limia significava justamente "esquecimento". 

No entanto, a lenda foi desmistificada pelo general romano ​Decimus Junius Brutus, que segundo a história teria atravessado o rio Limia e, já na outra margem, chamado todos os seus soldados pelo nome. 

O chamado rio Lima nasce na Espanha, atravessa Portugal e deságua no oceano Atlântico. A família que habitava nas proximidades deste rio, acabou por associar o rio como uma referência para seus nomes, surgindo o sobrenome Lima. 

A primeira pessoa a adotar Lima como sobrenome foi Dom João Fernandes de Lima, conhecido como "o Bom", filho de Dom Fernando Arias. 



Veja a lista completa de nomes da categoria Latina, Celta, Portuguesa:

Lima


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2019 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade