Significado de Mendes

Veja qual o significado do nome Mendes da categoria Grega, Espanhola, Portuguesa

Mendes: Significa “filho de Mendo” ou “filho do sacrifício total”.

Mendes é um sobrenome que surgiu na Península Ibérica (Portugal e Espanha), sendo classificado pela onomástica como um patronímico, ou seja, originado a partir do nome próprio de um antepassado.

Mendes era o nome atribuído aos filhos de um indivíduo chamado Menendo, este que deriva do visigótico Hermengilt, que significaria “sacrifício total”.

Com o passar do tempo, Menendo ganhou uma forma abreviada que ficou bastante popular: Mendo.

Antigamente, a terminação “es” era anexada aos nomes com o sentido de atribuir o significado de “filho de”. Neste caso, Mendes seria “filho de Mendo”.

De acordo com alguns estudiosos, existe a possibilidade que o sobrenome Mendes tenha uma raiz etimológica egípcia, pois Mendo seria uma variação do nome Mêendiz ou Menindiz, que seria uma divindade mitológica para os egípcios.

Mendez é outra forma comum deste nome de família, sendo esta variação de origem hispânica e mais comum entre as pessoas com descendência espanhola.

Pelo fato de ser um nome de origem patronímico, surgiram vários ramos diferentes da família Mendes, sem qualquer tipo de relação consanguíneo. Por esta razão, existem diversos brasões relacionados à família Mendes.



Veja a lista completa de nomes da categoria Grega, Espanhola, Portuguesa:

Mendes
Dimas


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade