Significado de Neiva

Veja qual o significado do nome Neiva da categoria Francesa, Portuguesa

Neiva: Significa “nascido na freguesia da Ribeira Neiva”, “habitante da freguesia da Ribeira Neiva”; “branca e suave” ou “branca como a espuma do mar”.

Muito embora não seja possível afirmar qual a origem do nome Neiva, estudiosos da onomástica apontam algumas possibilidades de étimos.

Utilizado como sobrenome em Portugal, é possível que seja um nome toponímico de origem portuguesa. Os primeiros portadores seriam pessoas que teriam nascido ou habitado a freguesia da Ribeira Neiva, localizada em Viana do Castelo.

Os sobrenomes surgiram como forma de identificar as pessoas entre as demais. Origem, ocupação profissional e características do local onde as pessoas nasciam ou habitava tiveram inicialmente essa função e evoluíram para sobrenomes.

Também é utilizado como nome. Possivelmente teria surgido a partir do nome de origem céltica Genoveva.

Genoveva, do céltico Gwenhwyvar, chegou à língua portuguesa através do francês Geneviève.

Significa “branca e suave” ou “branca como a espuma do mar”. Esse é o resultado da junção dos elementos gwen, que significa "clara" ou "branca", e ehwyfar, que significa "suave" e "lisa”.

No Brasil o número de portadores chega a quase 30 mil, conforme dados do Censo Demográfico realizado em 2010. É o Rio Grande do Sul o estado que apresenta a sua maior taxa de incidência.



Veja a lista completa de nomes da categoria Francesa, Portuguesa:

Denise Aparecida
Neiva


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2020 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade