Significado de Neto

Veja qual o significado do nome Neto da categoria Espanhola, Portuguesa

Neto: Significa: "filho do avó", "variante de Nero" ou "o sério". 

O nome Neto é normalmente utilizado como um sobrenome de família, com origem portuguesa e espanhola.

De acordo com a onomástica - ciência responsável em estudar os nomes próprios - a origem do sobrenome Neto teria surgido a partir de uma forma de homenagem que, algumas famílias típicas de Portugal e Espanha, prestavam aos seus antepassados, nomeadamente os avôs paternais. 

Segundo alguns documentos, os primeiros registros do sobrenome Neto em Portugal e Espanha aconteceram entre os séculos XI e XIV. 

Durante o século XIX, quando o sobrenome Neto já estava presente em algumas famílias brasileiras, era comum o uso da grafia "Netto" (com dois "t"). No entanto, após o acordo ortográfico da língua portuguesa, ficou obrigado às famílias utilizarem o nome com a grafia oficial encontrada nos registros gerais: Neto

Ainda nos dias de hoje, principalmente no Brasil, o sobrenome Neto aparece como um complemento ao nome de um indivíduo que foi batizado com o mesmo nome próprio que o seu avô, servindo como uma homenagem ao seu antepassado. 

O sobrenome Neto ainda pode aparecer, em alguns casos, como um apelido para um indivíduo do sexo masculino, assim como o nome "Netinho" é uma variação carinhosa deste mesmo apelido. 



Veja a lista completa de nomes da categoria Espanhola, Portuguesa:

Marques
Rodrigues
Fernandes
Dias
Andrade
Sol
Borges
Penha
Santana
Beto
Cristian
Neto
Ávila
Araújo


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade