Significado de Nunes

Veja qual o significado do nome Nunes da categoria Latina, Portuguesa

Nunes: Significa “pai”, “aio”; “monge”; “nono”; “filho de Nuno” ou “descendente de Nuno”.

Nunes é um sobrenome que surgiu como uma variante de Nunez (com terminação Z).

Embora seu étimo seja discutido, é provável que tenha como origem o latim e que esteja calcado na palavra nonnus, de onde surge também o prenome Nuno.

Nuno significado “pai, aio”. Nonnus é a forma infantil de chamar papai ou aio, criado responsável pela educação das crianças de famílias nobres.

Trata-se de um bonito sobrenome, uma vez que transmite atributos de proteção, bem como o carinho e ternura infantis pelo chefe da família.

Há fontes que indicam como étimo nonnius, que significa “monge”, ou nonius, que significa “nono”.

O nome Nuno foi encontrado na língua portuguesa no século XIII na forma Nunho, o que se acredita que decorra de uma tentativa de pronunciar o espanhol Nuño.

Importa referir que ez é o elemento que representa o patronímico na língua espanhola. Desse modo, Nunes poderia ter o sentido de “filho de Nuno” ou “descendente de Nuno”.

Sendo um nome de família, ele tem um brasão. Esse brasão originalmente é representado por um escudo dividido ao meio em que o lado esquerdo é prateado, enquanto o lado direito é vermelho.

No lado prateado, há uma faixa na diagonal em azul e no lado vermelho há um leão e quatro pássaros, bem como há um leão também por cima dessa insígnia.



Veja a lista completa de nomes da categoria Latina, Portuguesa:

Carvalho
Couto
Oliveira
Viana
Rabelo
Maciel
Arantes
Albuquerque
Souza
Gomes
Nunes
Glória
Ribeiro
Paiva
Soares
Freitas
Azevedo
Antunes
Leal
Conceição
Silva
Cabral


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade