Significado de Padilha

Veja qual o significado do nome Padilha da categoria Latina, Espanhola

Padilha: Significa “panela”, “prato de forno” ou “pá”.

Padilha é um sobrenome de origem portuguesa e espanhola, originado diretamente a partir do castelhano Padilla, que por sua vez deriva do latim patella, que quer dizer “panela” ou “prato”.

Os significados atribuídos ao nome Padilha fazem referência a profissão dos padeiros, que utilizavam estes instrumentos para fabricar pães.

De acordo com a onomástica, este nome de família é classificado como de origem toponímica, ou seja, baseado numa localização geográfica específica.

Supostamente, teria sido na vila de Padilla de Abajo, na província de Burgos, na Espanha, que os primeiros membros desta família teriam vivido.

Originalmente, a família Padilha está relacionada com as Casas Reais de Portugal e da Espanha.

Aliás, em Portugal este nome teria surgido a partir dos descendentes da união entre Dª Maria Padilha de Castela com Dom Pedro I, de Castela, durante o século XIV.

O brasão oficial da família Padilha portuguesa é azul, com três pás de prata em pala, acompanhadas de nove crescentes do mesmo, sendo três invertidos em chefe, três montantes em ponta e três deitados, alinhados em faixa, junto da parte média da pá mais próxima, os dois da direita voltados.



Veja a lista completa de nomes da categoria Latina, Espanhola:

Lopes
Rúbia
Jade
Vicenzo
Rúbio
Paloma
Murilo
Daiana
Paco
Pablo
Dulce
Vasco
Luz
Alma
Padilha
Consuelo
Ignez
Castilho
Ferraz
Dulcinéia
Murillo
Olívia
Dulcilene
Araceli
Muniz
Escobar


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2020 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade