Significado de Renan

Veja qual o significado do nome Renan da categoria Hebraica, Celta, Germânica

Renan: Significa “amigo”, “companheiro”; “misterioso”; “foca”.

É um nome com diversas possibilidades de origem. Uma das mais aceitas indica que o nome tenha surgido a partir da raiz celta ron, que quer dizer “amigo” ou “companheiro”.

Pode também ter surgido do germânico Runant, que deriva no termo run que quer dizer “mistério”. Nesse sentido, por extensão, o nome significa “misterioso”.

Na língua francesa, Renan é derivado de Ronan. Ronan é o diminutivo da palavra ron, que significaria literalmente “foca”. O nome é utilizado no sentido figurado como “aquele que é companheiro”.

Ainda existem algumas fontes que relacionam a origem de Renan ao hebraico Raanan, que quer dizer “florescente” ou “luxuriante.

Apesar de alguma semelhança, o nome Renato não deve ser confundido com Renan. Renato tem origem do latim e significa "renascido".

Trata-se de um bonito nome masculino, que é bastante popular no nosso país. Sua beleza decorre especialmente dos atributos que o mesmo carrega, companheirismo e amizade.

Os meninos assim registrados podem ser afetivamente chamados de Nan ou Nanzinho.

Em alguns países este nome pode aparecer como um sobrenome, como acontece na França, por exemplo.

Uma das personalidades de maior destaque com este nome é o escritor, filósofo, historiador e teólogo francês Joseph Ernest Renan (1823-1892).

Apresenta como variantes Renán, em espanhol, e Renon, em francês.



Veja a lista completa de nomes da categoria Hebraica, Celta, Germânica:

Renan


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade