Significado de Riquelme

Veja qual o significado do nome Riquelme da categoria Francesa, Espanhola

Riquelme: Significa “governante protetor”, “que vem das montanhas de Biscaia”; “que tem origem nobre”.

O nome Riquelme é, inicialmente, um sobrenome, possivelmente espanhol, mais precisamente de origem basca ou aragã ou, segundo algumas fontes, francês.

Há estudiosos que acreditam que sua proveniência seja germânica e seria o resultado da junção dos elementos ric e helm, cujo significado seria “governante protetor”.

Na Espanha, o nome Riquelme teria surgido num local montanhoso na província de Biscaia. Na linhagem dessa família, haveriam bons cavaleiros. Na França, o nome foi distinguido em documentos, do que resulta a prova de que a família que primeiro o utilizou era nobre. 

Decorre que, muito embora existam hipóteses quanto a sua origem, as mesmas não são comprovadas. De qualquer forma, estamos diante de um bonito nome que carrega qualidades de valor à medida que reflete sua origem nobre, tanto como nome espanhol - uma vez que tem como referência os cavaleiros da família hispânica - como nome francês, cuja descendência é, efetivamente, nobre. Isso sem contar com a raiz germânica, que reflete ajuda, apoio de alguém que, acima de tudo, tem capacidades para governar.

Passando a ser utilizado como primeiro nome, Riquelme é, atualmente, um nome predominantemente masculino que tem incidência no nosso país.

Riquelme tem como variante Requelme (com E).



Veja a lista completa de nomes da categoria Francesa, Espanhola:

Riquelme


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade