Significado de Tiago

Veja qual o significado do nome Tiago da categoria Hebraica, Espanhola, Bíblica

Tiago: Significa “aquele que vem do calcanhar”.

Tiago tem origem a partir do nome vindo do espanhol Santiago, através da aglutinação Sant’Iago, e surgiu como uma variação de Iago, uma forma modificada de Jacó.

O nome bíblico Jacó, por sua vez, foi originado no hebraico Yaaqobh, relacionado ao aramaico iqbá, acadiano iqbu, árabe aqib, que quer dizer “calcanhar”.

Significa “aquele que vem no calcanhar”, pois era o nome dado ao irmão gêmeo que nascia por último. Foi o que aconteceu com o personagem bíblico Jacó, que de acordo com as Escrituras Sagradas nasceu segurando o calcanhar do seu irmão Esaú.

Tiago dá nome a um livro do Novo Testamento e é um personagem citado nas Escrituras Sagradas como um dos doze apóstolos de Cristo.

É conhecido como “Santiago Maior”, “São Tiago”, “Tiago, o justo” ou “Santiago do Compostela”. Este último foi difundido mundialmente por influência da cidade espanhola de mesmo nome, onde está sepultado.

Acompanhado de Pedro e João, Tiago presenciou a transfiguração de Jesus, conhecida passagem bíblica em que o rosto e as vestes de Jesus ganharam um brilho radiante.

O nome Tiago é bastante popular no Brasil, em Portugal, na Espanha e em outros países de língua latina. Uma outra variação comum é Thiago ou Thyago, principalmente no Brasil.

Os meninos registrados com esse bonito nome masculino costumam ser afetivamente chamados de Ti, Tiaguinho, ou mesmo, Guinho.



Veja a lista completa de nomes da categoria Hebraica, Espanhola, Bíblica:

Tiago


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade