Significado de Xerxes

Veja qual o significado do nome Xerxes da categoria Grega, Persa

Xerxes: Significa "governante sobre heróis" ou "o que domina sobre os heróis".

Xerxes é possivelmente um nome grego de origem persa, que teria surgido a partir do nome Xšayaršā ou Khshayarsha, que significaria "governante sobre heróis" ou "o que domina sobre os heróis".

Xerxes foi imperador da Pérsia no século 5 a.C. Era filho de Dário, o Grande, e herdou o trono muito embora não fosse o seu filho primogênito. Alcançou várias conquistas, fez reformas políticas e conseguiu formar um exército bastante influente.

Após seu pai ter sido derrotado na Primeira Guerra Médica, em que batalharam gregos contra persas, Xerxes deu continuidade à Guerra Médica, num período conhecido como Período de Xerxes. Esperando vingar a morte de seu pai, empregou táticas falhas e foi, assim, igualmente derrotado na Batalha de Salamina.

Xerxes é mencionado no livro de Ester, o qual faz parte do Antigo Testamento da Escritura Sagrada:

"Por isso, se for do agrado do rei, que ele emita um decreto real, e que seja escrito na lei da Pérsia e da Média, que não se pode revogar, determinando que Vasti nunca mais compareça na presença do rei Xerxes. Também dê o rei a sua posição de rainha a outra que seja melhor do que ela.

Assim, quando o decreto real for proclamado por todo o seu imenso domínio, todas as mulheres respeitarão seus maridos, do mais rico ao mais pobre". (Ester 1:19,20)

O ator brasileiro Rodrigo Santoro interpretou Xerxes no filme 300, em 2007. Pelo seu desempenho, foi indicado como melhor vilão para o Prêmio MTV Movie Awards.

Este nome predominantemente masculino está presente nos idiomas árabe, inglês, grego e iraniano e são suas variantes: Xeres, Xerus, Xerxus e Zerk.



Veja a lista completa de nomes da categoria Grega, Persa:

Ciro
Xerxes


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2020 Powered by Nomes de Menino | Política de Privacidade